Oficinas artísticas, exibições de filmes e espetáculos teatrais estão na programação gratuita
De 22 a 25 de outubro, o bairro do Alto do Cabrito (Território Liberdade/São Caetano) vai receber a quinta edição do Cabrito Berra – Festival de Arte do Alto do Cabrito, organizado pela Azeviche Produções. Serão quatro dias de intensa programação artística gratuita para a comunidade, dentre ações voltadas para crianças e jovens. As atividades ocorrerão no território, envolvendo os espaços do Grupo É Ao Quadrado, nas Escolas Municipais Padre Norberto e Bela Vista do Lobato, no Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires e na Arena Point Cabrito.
O V Cabrito Berra acontecerá de quarta a sábado, e terá em sua programação a diversidade local, com apresentações e formações com artistas ligados ao território, tendo como público estudantes, professores e comunidade em geral. O público contará com oficinas de RAP, Dança, Percussão e Teatro, exibição de filmes e apresentação de espetáculos teatrais. Terá, ainda, roda de samba, finalizando o projeto. A roda será comandada pela cantora Clara Castro, que ficou conhecida em sua participação na 8ª temporada do The Voice Kids, quando entrou para o Time Mumuzinho.
O Cabrito Berra – Festival de Arte do Alto do Cabrito busca fortalecer a identidade cultural local, com artistas do Alto do Cabrito e da Prefeitura-Bairro VII, através de oficinas e apresentações, além de dinamização de espaços culturais da região.
Para o ator e produtor cultural, Fábio Santana, que dirige a Azeviche Produções, o Cabrito Berra – Festival de Arte do Alto do Cabrito já se consolida no cenário artístico e cultural do bairro, do Subúrbio e de toda Salvador. “É mais que uma ação local, grupos, artistas, mídia, públicos de diversos espaços e territórios também já são alcançados pelas ações deste Festival, que já vem há cinco anos protagonizando o Alto do Cabrito enquanto fonte de arte e cultura para diferentes públicos”, diz.
Nesta quinta edição, o projeto foi contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.
Confira a programação gratuita:
22/10 (quarta-feira)
Local: Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires (Rua do Caju)
Público: estudantes do Colégio
O quê: Oficina de RAP, com Gabriel Bispo
Horário: 9h às 12h
O quê: Espetáculo O Circo de um Homem Só, com João Lima
Horário: 14h
O quê: Exibição de filmes: “Memórias Vivas do Cabrito” (Grupo Cultural E²), “Entre Saberes e Curas” (Grupo Comunitário do Alto do Cabrito) e “Dique: Memórias em Águas Correntes” (ISC-UFBA).
Horário 19h
23/10 (quinta-feira)
Local: Escola Municipal Bela Vista do Lobato (Rua Beija-Flor, 112 )
Público: estudantes da Escola
O quê: Oficina de Dança, com Elenilda Cardoso
Horário: 9h às 12h
O quê: Espetáculo “São Tomé: uma história e meia”, do Centro Cultural Mamulengo
Horário: 15h30
24/10 (sexta-feira)
Local: Escola Municipal Padre Norberto (Rua Padre Noberto Rodrigues, 127)
Público: estudantes da Escola
O quê: Oficina de Teatro, com Taiana Lemos
Horário: 9h às 12h
O quê: Espetáculo “Quem é você? De que povo você é?”, do Grupo de Teatro E²
Horário: 16h
O quê: Exibição de filmes: “Memórias Vivas do Cabrito” (Grupo Cultural E²), “Entre Saberes e Curas” (Grupo Comunitário do Alto do Cabrito) e “Dique: Memórias em Águas Correntes” (ISC-UFBA).
Horário: 19h
25/10 (sábado)
O quê: Oficina de Percussão, com Alin Gonçalves
Local: Sede do Grupo Cultural E² (Rua Adilson Leite, n° 39)
Horário: 9h às 12h
Público: alunos do E²
O quê: Espetáculo “Mwana Erê”, da Cia Suburbando
Local: Sede do Grupo Cultural E² (Rua Adilson Leite, n° 39)
Horário: 19h
Público: livre
O quê: Roda de Samba Festival Cabrito Berra, com Clara Castro & Convidados (Sr. Z e Leo Araújo)
Local: Arena Point Cabrito (Rua Cabritolândia, n° 157)
Horário: 20h às 00h
Aberto ao público

