A capital baiana já alcançou cerca de 90% do total de chuva esperado para todo o mês de outubro/2025 segundo boletim da Defesa Civil de Salvador (Codesal) nesta quarta-feira, dia 22.
O volume acumulado em várias localidades ultrapassa os 150 mm em 72 h, superando a média histórica para outubro (≈ 91 mm) o que levou a Codesal a emitir alerta máximo de risco para alagamentos e deslizamentos de encostas.
Comissão especial na Câmara: promessa ainda travada
Em junho de 2019, o Vereador Fábio Souza (PRD) apresentou a Comissão Especial de Acompanhamento de Chuvas e Enchentes na CMS. Passados quase seis anos e com o agravo da situação de chuvas em outubro de 2025, não há confirmação pública de que a referida comissão tenha sido efetivamente instalada ou esteja operando com mandato pleno.
Segundo o vereador Fábio Souza (PRD), autor da proposta, a falta de recursos foi o principal motivo para que a comissão não saísse do papel na época. “A comissão foi aprovada, mas a Câmara não possuía um limite orçamentário para cada grupo de trabalho, e esse limite já havia sido atingido”.
Por que isso chama atenção agora
O cenário de 2025 apresenta chuvas intensas e frequentes em Salvador em um período que ainda se encontra dentro do quadro de chuvas sazonais o que acentua a necessidade de mecanismos de governança, fiscalização e prevenção.
A existência de uma comissão dedicada permitiria à CMS, por exemplo: convocar gestores da prefeitura, acompanhar laudos técnicos de risco, propor políticas municipais de drenagem urbana, contenção de encostas, e responsabilização em casos de omissão.
A falta dessa estrutura institucional específica implica que a cidade enfrenta eventos extremos com menor coordenação parlamentar, o que pode reduzir a capacidade de resposta eficaz quando ocorre o agravamento como o que se observa atualmente.
Com o solo já encharcado, acumulados elevados e frente fria atuando na região, as sirenes de locais de risco já foram acionadas pela Codesal no alerta vermelho (nível máximo) para deslizamentos e alagamentos. A população é orientada a acionar o número 199 em casos de emergência e a observar sinais de risco.
Em resumo: Mesmo aprovada pela CMS em 15 de julho de 2019, a Comissão Especial de Acompanhamento de Chuvas continua travada, mesmo diante de evidências claras de que Salvador enfrenta novo período de chuvas com riscos elevados.

